terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cultura de Poções Tem Novo Conselho e Coordenador




Em solenidade na Câmara de Vereadores de Poções, tomou posse o novo Conselho Municipal de Cultura e foi apresentado o Coordenador Municipal de Cultura. O evento contou com a participação de artistas de diversas áreas que exercem suas atividades em Poções, autoridades e a população. O plenário da casa foi tomado por quadros de vários artistas e uma mesa com produtos bordados para cozinha, feitos pelos artesões da cidade.

A solenidade contou com apresentações: dos músicos Binho e Chicão voz e violão; alunos da AABB e do PETI com o Rip Hop, que tem a frente o professor Rogério, que fez uma homenagem a Banda 5 contra 1; a dança com a bailarina Polyana Santos; a atriz Diana lucard com a declamação da África e os alunos da Capoeira da Açudarte com orientação do professor Fernando Boião.


Para Vera Mascarenhas, Secretária de Educação, “é uma nova página que se abre na Cultura do Município, a separada da Educação coloca a Cultura como peça importante para as duas áreas, agora o seguimento tem um destino que são o Conselho e a Coordenação para resolver seus problemas”, disse Vera. Já a Secretária de Assistência Social, Rita Mascarenhas disse: “a Cultura agora irá se projetar no município, o governo dar um passo importante e nós da Assistência Social abrimos as portas para ajudar na medida do possível. Conheço o trabalho de João Paulo no Selo UNICEF e a sua dedicação dará a coordenação o trabalho em pool desta causa tão importante do governo, que é a Cultura, afirmou Rita.


O Secretário de Administração, Jorge Luiz, representou o prefeito Luciano Mascarenhas na solenidade, “o governo usou o bom censo e agora está colocando em prática e resgata o setor da cultural do município. Acatando a decisão dos artistas que escolheu João Paulo como representante, o prefeito Luciano o nomeia para Coordenador de Cultura. Mas não bastava isso, o resgate para ser completo seria necessário dois pontos importantes, a nomeação e posse dos conselheiros e um endereço para que todos pudessem saber onde procurar para discutir seus projetos e fazerem suas reivindicações. A casa da Cultura ficará ao lado da Secretaria da Agricultura. Hoje podemos afirmar que o governo deu a cultura o seu valor merecido e só tem a ganhar com estas ações a população de Poções, concluiu Jorge.


A missão do Conselho e da Coordenação terá a competência de propor, acompanhar, avaliar e fiscalizar as ações de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura, apartir de iniciativas governamentais ou em parcerias com agentes privados, devendo preservar o interesse público. Destaca ainda promover e incentivar estudos, eventos, produção, atividades permanentes e pesquisas na área da cultura. Durante a solenidade ficou claro que os dois órgãos trabalham juntos, mas com independência entre si e seus membros.


O prefeito Luciano Mascarenhas, assinou o decreto 143 de 18 de abril de 2011 com base na lei 944 de 18 de novembro de 2010, nomeando os membros do Conselho Municipal de Cultura: Representantes da Administração: Titular  João Paulo Vilarim Oliveira e Suplente Fernando de França Souza, Monalisa Guedes Correia Gonzaga Titular e Vilobaldo Bispo de Oliveira Suplente e Lindineuza Fonseca Mendes como Titular e Hudson Mota Araujo com Suplente. Representantes das Escolas: Rede Municipal Titular Carlos Geovane Dias Macedo e Suplente Maria Juliana Chaves Souza; Rede Estadual, Luis Vicente Macieira Costa do Colégio Isaias Alves como Titular e Célio Silva Meira do Colegio Roberto Santos como Suplente e Rede Particular, Eliene Pereira dos Santos do IECEM como Titular e Zenilda da Silva Ramos também do IECEM como Suplente. Representando as Entidades Culturais: Grupo Fonte de Vida da Melhor Idade, Isaltina Magalhães Dias como Titular e Rogério Brito de Souza da Associação de Capoeira Energia da Terra como Suplente, José Onildo Fagundes como Titular representando o Museu e Emanuel Campos de Sá da Filarmônica 26 de Junho como Suplente e Vilma da Luz Silva da Associação das Artesãs como Titular e Juliana Silva Santos da Associação de Capoeira Energia da Terra como Suplente. Foram eleitos para a direção do conselho, Carlos Geovane Dias Macedo como Presidente, Luis Vicente Macieira Costa como Vice Presidente e Isaltina Magalhães Dias como Secretária.


Carlos Giovane que tomou posse como conselheiro e será o presidente do conselho afirmou, “antes a cultura estava desassistida, poucas ações foram feitas, seria necessário um choque e este momento representa este choque, mas não devemos estar satisfeitos, tem muito trabalho a ser feito e com a união de todos haveremos de colocar o trilho certo na cultura do nosso município”, disse ele. A professora Zenilda do IECEM leu a poesia “Contador de Estrela” de Carlos Mata.


Em seu discurso de posse como Coordenador Municipal de Cultura, João Paulo Vilarim Oliveira, disse, “a Rica diversidade sociopolítica e cultural das pessoas presentes e o simbolismo de Poções torna este encontro mais do que um simples rito de passagem. Temos de promover a integração dos artistas e as entidades organizadas com a comunidade e o conselho. A arte como a ciência, dizia o mestre Leon Trotsky, não exige ordens e, pela sua própria essência, nem sequer as tolera. Com a pujança viva de criar aqui nosso pólo de ações, ao assumir a Coordenação, assumo também a missão de celebrar e fomentar os processos criativos Poçõenses, porque, acima de tudo, é tempo de olhar para quem está criando. Agradeço ao prefeito Luciano Mascarenhas pela confiança e quero fazer também no governo Juventude em Ação um elo entre o artista e a comunidade para o bem da cultura”. Afirmou João Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário